5 Perguntas para fazer antes de criar um site

5 Perguntas para fazer antes de criar um site

5 Perguntas para fazer antes de criar um site

Criar um site para seus negócios é uma ótima ideia. Não ter um site no momento é correr o risco de perder uma grande fatia do mercado. Porque a Internet agora é uma fonte de prospecção muito poderosa. Pense nisso! O que você faz quando quer comprar um produto ou usar um serviço? Você começa pesquisando no Google ou em outro mecanismo de busca. Saiba que seus clientes e potenciais clientes estão fazendo o mesmo. Não ser visível na Internet é, portanto, privar uma clientela muito interessante.

Um site não é feito em um dia. É um trabalho que exige tempo e competências. Ao contrário do que algumas plataformas sugerem, criar um site fácil e gratuito não é necessariamente uma boa ideia. Porque o simples fato de possuir um já não é uma exceção: muitas empresas possuem um site. O grande desafio é criar um com objetivos reais e uma estratégia para alcançá-los.

Contatar uma agência de webdesign é, portanto, uma medida acertada para as empresas que pretendem desenvolver um bom site, que lhes permita distinguir-se dos seus concorrentes e ser importantes na Internet. A agência de webdesign vai permitir que você aproveite os benefícios da expertise de profissionais realizarão para você uma estratégia eficaz de comunicação e marketing.

Criar um site não é um gesto simples para as empresas. Requer uma reflexão cuidadosa, mesmo antes de começar. Para ajudá-lo, a agência Site na Fita decidiu responder a 5 perguntas que você deve fazer antes de iniciar seu projeto.

1) Quais são os objetivos do seu site?

Para que um site da Internet seja eficaz, a primeira coisa a fazer é determinar o seu papel, ou seja, os objetivos a alcançar. Com base nesses objetivos, você criará uma estratégia de comunicação e marketing adaptada e medida que lhe permitirá alcançá-los facilmente. Quais objetivos podem ser atribuídos a um site? Eles são muitos e variados e podem, em alguns casos, ser combinados:

  • Vender seus produtos e serviços online
  • Aumentar o conhecimento da sua marca
  • Apresentar sua empresa e seus produtos ou serviços
  • Conquistar novos clientes
  • Construir a lealdade do cliente

Para cada um desses objetivos, uma estratégia específica deve ser posta em prática. Por exemplo, se quiser reter seus clientes, você pode criar um blog no qual publica regularmente dicas relevantes que os farão querer voltar regularmente para ler novas. Ou você pode configurar um sistema de conta pessoal que permite que os clientes se identifiquem para acompanhar um pedido ou obter benefícios.

2) Quais são as palavras-chave importantes para o seu setor de negócios?

Para que o seu site seja visível, ele deve estar bem posicionado nos resultados de pesquisas, notadamente, no Google. E para isso, duas soluções, normalmente trabalhadas juntas, estão à sua disposição: você pode otimizar seu site com SEO e criar campanhas de Links Patrocinados (Google Ads).

Para ambos, é necessário determinar palavras-chave relevantes para o seu setor. Sobre o que é isso? Uma palavra-chave (ou frase-chave) é um conjunto de palavras digitadas por um usuário na barra de busca do Google. Permite ao usuário navegar entre milhares e milhares de sites da internet que existem na Web e assim obter a resposta mais relevante para sua consulta. Também permite que os buscadores entendam o conteúdo de um site e, assim, façam referência quando alguém fizer uma pesquisa sobre o assunto.

Mas como determinar as palavras-chave usadas para o seu site? Você tem que se colocar no lugar de seus clientes e determinar o que eles podem digitar na barra de pesquisa do Google para encontrar seus serviços ou produtos. Existem ferramentas criadas especificamente para fazer este trabalho, algumas delas são gratuitas, outras são pagas (exemplos: Moz, Keyword, Answer The Public, Google Ads …).

3) Como funciona a competição?

Outro ponto importante é acompanhar o nível dos concorrentes na web. Eles são concorrentes reais, difíceis de derrotar? Ou, pelo contrário, ultrapassá-los não será tão complicado? Estas são perguntas que você precisa se perguntar. O interesse de uma agência de web design é conseguir para você um estudo competitivo. O objetivo é determinar as melhores e piores práticas de seus concorrentes e maneiras de se diferenciar deles.

Portanto, é importante, mesmo que você use uma agência de design de sites, você mesmo pense nos concorrentes do seu site. Tenha cuidado, entretanto, para não se limitar aos concorrentes que você conhece. As melhores referências em palavras-chave importantes nem sempre são aquelas em que pensamos em primeiro lugar. Ampliar sua análise competitiva é, portanto, essencial: você também deve descobrir empresas que não conhece, mas que estão bem referenciadas nas palavras-chave que lhe interessam porque também fazem parte daquelas que você deve vencer.

4) Qual orçamento você deseja investir no seu site?

Ao contratar uma agência de website, você necessariamente terá que pagar uma determinada quantia pelo seu website. Uma das primeiras perguntas que você deve se fazer é sobre o orçamento: quanto você está disposto a pagar para ter um bom site? O preço de um site depende de muitos dados diferentes: o tipo de site de que trata (e-commerce, site vitrine …), o número de páginas, a escrita ou não do conteúdo do site, a hospedagem ou não do site, os recursos escolhidos, etc.

E quanto às diferenças de preços entre as agências? Como é que algumas agências da web solicitam um orçamento maior do que outras para fazer o mesmo trabalho? Se por vezes o preço vai além do orçamento, também pode ser uma questão de qualidade. Existem agências que estão baixando seus preços, mas também são menos eficientes. Enquanto outros são mais caros, mas obtêm melhores resultados, às vezes simplesmente porque gastam mais tempo no projeto do que os menos caros que ainda devem ser lucrativos.

5) Você está pronto para se envolver no projeto?

Criar um site, mesmo com uma agência web, leva tempo e pede suas contribuições e parte de sua equipe. Por quê? Porque haverá reuniões e trocas de emails, que terá que dedicar tempo para escrever ou reler o conteúdo do site, para verificar se gostou do design do site. E a participação não pára só durante o projeto. A transformação digital inevitavelmente leva a mudanças na sua empresa. Mesmo quando o seu site está online, devemos continuar a trabalhar nele:

  • Deve ser atualizado porque um site com informações desatualizadas não inspira confiança e, portanto, não pode ser eficaz.
  • Você tem que responder aos leads, aos pedidos que o site te fornece
  • Para que o SEO do seu site continue ótimo, deve ser revisado constantemente
  • É necessário que sua página inicial mude regularmente, daí o interesse de ter um blog cujas últimas notícias podem ser encontradas na página inicial
  • Se você tem um blog, deve mantê-lo com artigos curtos e longos em um ritmo constante
  • Dependendo dos concorrentes, você também deve mudar um pouco suas próprias páginas para ficar no topo; etc.

Tudo isto requer a implementação de uma estratégia interna, que deve ser mantida para garantir que o seu site cumpra os objetivos que definiu anteriormente.

Conclusão

Se uma empresa quer ser o mais eficiente possível, negligenciar a Web é um erro grave: a Internet hoje é uma grande fonte de prospecção e não ter um site é correr o risco de não atingir grande parte do seu público-alvo. Você não só precisa ter um site, mas também torná-lo eficaz. Deve, portanto, cumprir objetivos específicos e seguir uma estratégia há muito pensada para alcançá-los.

No entanto, um site continua sendo um investimento de tempo e dinheiro. Antes de criar ou usar uma empresa de web design, você deve se fazer diversas perguntas que lhe permitirão ver com mais clareza o seu projeto.

A criação de um website é uma poderosa ferramenta de comunicação. Um site é uma forma única de se comunicar com o mundo. Assim, independentemente de ter optado por criar um site para partilhar a sua paixão pela música ou pelos animais, divulgar o seu negócio a potenciais clientes, vender artesanato ou outros, não existem mais barreiras. Com um site, uma infinidade de possibilidades é oferecida a você.

A internet é o meio ideal para atingir um grande público com baixo custo. A Agência Site na Fita está pronta para responder todas as suas perguntas sobre como criar um site sensacional para seus negócios.

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