Problemas criam Oportunidades para Empreendedores

Problemas criam Oportunidades para Empreendedores

Estamos vivendo duas crises estabelecidas ao mesmo tempo: uma crise sanitária junto a uma crise econômica. Não podemos negar as consequências duradouras dessa combinação. Não podemos virar as costas à realidade e fingir que está tudo bem, que daqui a pouco vai passar e tudo voltará ao que era em 2019. Isso nos força a pensar fora do quadrado: problemas criam oportunidades para empreendedores que têm soluções.

O cenário atual

Uma das medidas, senão a única, proposta por políticos e governantes foi o isolamento social que mandou muitas pessoas pra casa e fechou estabelecimentos comerciais, meios de transportes, cessou a atividade artística e cultural em muitos locais.

Esse isolamento causou uma ruptura nas relações interpessoais e atos que sempre achamos de menor importância ganharam nova dimensão agora em que contatos pessoais se tornaram meio de disseminação de doenças. Um abraço, um beijo e até mesmo um aperto de mãos entre pessoas geram uma nova realidade nas relações humanos. Nessa nova realidade muitos se tornam apáticos, frios, brutalizados e insensíveis às emoções que revelam o melhor na humanidade.

Como consequência da paralisação de boa parte da atividade econômica do país e da lenta recuperação da recessão que teve início em 2014, vivemos um momento em que pessoas e empresas sofrem com a perda de salários e vendas. Alguns negócios demitiram seus funcionários, outros deram férias coletivas e outros reduziram atividade ao mínimo.

Há um imenso sentimento de ansiedade e frustração. Esse sentimento é generalizado e traz consequências emocionais e psicológicas que demandarão muito tempo e esforço para sua compreensão e superação.

É preciso foco

Há problemas que demandam solução em todos os aspectos da vida humana. Como podemos resolver todos esses desafios que atingem todo o planeta? Como as pessoas podem voltar a ter o mínimo de controle sobre suas vidas? O primeiro passo é reconhecer que não podemos resolver todos os problemas de todas as pessoas. Temos uma quantidade limitada de tempo, energia e inteligência. Temos que decidir sabiamente em que vamos focar nossa atenção e esforços.

Comece trabalhando para resolver seus próprios problemas. Veja qual problema é mais urgente e importante pra você. Para determinar o grau de urgência e importância de um assunto avalie as suas consequências positivas e negativas de se resolver ou não. Entenda seu problema, entenda porque isso é um problema e como outras pessoas já resolveram. Analise essas soluções e aplique-as em sua vida, registrando e avaliando seus resultados periodicamente.

Depois que você achou uma boa solução para o problema pense nas pessoas que ainda enfrentam esse desafio. Ofereça ajuda a essas pessoas. Se a solução que você encontrou resolver o problema de muitas pessoas você tem uma oportunidade de tornar sua solução em um produto ou serviço para muitas pessoas e até empresas.

Os trabalhadores reconhecem que a perda ou redução do salário é o problema mais urgente e importante no momento atual. Isso envolve atender suas necessidades prementes como alimentação, saúde, higiene, moradia e transporte. Para os empresários sofrem o equivalente com redução de faturamento. Sem vendas não é possível pagar salários, impostos, fornecedores e manter a empresa viva.

Empreendedores são pessoas que encontram um problema, desenvolvem uma solução e entregam um produto ou serviço para que muitas pessoas possam aplicar e assim melhorar suas vidas e negócios.

Muitas vezes as soluções são simples, como utilizar o WhatsApp para receber pedidos de produtos e entregá-los no domicílio do cliente. Em outros casos pode envolver a criação de um catálogo digital para apresentar detalhes de soluções para problemas mais específicos, como em uma compra técnica. As lojas virtuais vêm sendo simplificadas ao longo do tempo, oferecendo uma variedade de formas de pagamentos e entregas que permitem preservar empregos à medida que empresas continuam funcionando. E mesmo soluções complexas, como garantir que todas as operações administrativas de uma empresa seja feita por meio de trabalho remoto via Internet.

São muitas pessoas com novos problemas em busca dos empreendedores que têm as soluções desejadas. É preciso colocar essas pessoas em contato sem a possibilidade do contato tradicional já que muitos estabelecimentos estão fechados e muitos telefones fixos comerciais estão inoperantes por causa do home office. Todas essas soluções envolvem comunicação e relações humanas que são transferidas do mundo físico para um meio digital e criam novas demandas de marketing e publicidade.

Seu site nunca foi tão importante

Nesse cenário que nos força a mudar hábitos, cresce a importância de seu site. Com mais pessoas utilizando a Internet para adquirir produtos e serviços, o caminho natural para uma pessoa encontrar algo na web começa com uma busca no Google.

Se sua empresa não tem um site na Internet ficará muito difícil ser encontrado. Se você tem um site mas a última atualização foi feita há vários meses é muito provável que o visitante não leve sua empresa a sério já que todos esperam informações corretas e atualizadas no site de uma empresa.

Mesmo que você tenha um site, é preciso que ele funcione corretamente em celulares. O Google vem dando prioridade para sites que seguem esse padrão visual e somente exibe esses sites nos resultados de pesquisas feitas em celulares. Seu site também deve ser escrito para responder às perguntas que as pessoas fazem ao pesquisar no Google. Seu site vai precisar de conteúdo atualizado para responder às novas perguntas de acordo com o cenário atual. Por exemplo, qual o horário para fazer pedidos e qual o horário de entrega em domicílio.

O cenário atual é de incerteza mas isso também pode ser uma oportunidade para os empreendedores que decidirem reagir de maneira efetiva, melhorando e remodelando seus sites para ampliar sua presença no Google. A empresa que conseguir aumentar sua visibilidade e se destacar no Google tem muito mais chances de fechar novos negócios, mesmo durante a crise de saúde do momento.

O projeto Site na Fita foi criado para ajudar empreendedores, profissionais e pequenos negócios que não param em um escritório ou loja para atender seus clientes, e muitas vezes resolvem tudo usando o celular.

Criamos ou remodelamos seu site integrando WhatsApp, GPS, Facebook, Google Maps e outros aplicativos nativos para que você e seu cliente estejam sempre em contato.

Criamos conteúdo para que seu site esteja sempre atualizado com as perguntas feitas por pessoas interessadas em seus produtos ou serviços. Também divulgamos esse conteúdo para pessoas de suas redes sociais e de nossa rede de sites de nichos e de divulgação local de anúncios.

Não fique esperando que os políticos reativem a economia. Encontre uma solução para seus negócios.

A melhor ação que você pode tomar agora é aplicar o método de comunicação e marketing do Site na Fita.

Cabe em seu orçamento e produz resultados.

Sobre o Autor
Marco Aurélio de Lima é o fundador do Projeto Site na Fita e cria soluções para empreendedores, profissionais e pequenos negócios na Internet.

    Para receber mais informações sobre nossos serviços, preencha seus dados e envie sua mensagem. Será um prazer atender

    Seu nome (obrigatório)

    Seu e-mail (obrigatório)

    Telefone

    Assunto

    Sua mensagem